Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






Não sou POETA!!!

 
Se "o poeta é um fingidor,*"
decididamente, poeta
Não sou...
 
Metaforicamente
Me penso um “iceberg”
Apenas uma parte consciente...
 
E na maior parte de mim lembranças “adormecidas”...
 
Elas “despertam”... E, lembrar não me faz um fingidor... Não sou POETA!!!

 



*
AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
Fernando Pessoa 
Cancioneiro. L&PM Editores. 2007








 
Frases
 
Desde que a humanidade se deu a linguagem, quanta coisa já foi dita e desdita, e quantas crenças ainda mudarão?
 


Já houve guerra dita santa, e qual guerra não é hedionda?
 


A Terra é ou não é redonda? Mas ainda há quem acredite na forma plana...
 


Não enxergamos o vírus, sem uma lente "especial", mas isso é garantia de sua inexistência?
 
 








 
Pensando e repensando  a mente-cérebro...

Você lembra, com detalhes, o seu dia de ontem? Muitos de nós, têm fragmentos... Lembramos o que impactou, mas o cérebro armazenou TUDO que foi visto, ouvido e sentido, e Você não se lembra...  Assim sendo, Você tem registros “adormecidos” e que por um “gatilho”, do inconsciente, despertam e emergem. Você escreve e coloca neles sua emocionalidade, porque você não é uma IA, e você está fingindo? 
 
 








 
Pensando mais um pouco...
 
"A ciência da Consciência
 
António Damásio[iv] e V.S Ramachandran[v] descreveram diversas condições clínicas envolvendo lesões cerebrais e alterações de Consciência, entre elas o mutismo acinético (onde o estado de vigília parece intacto, mas o corpo não se comunica com o ambiente externo) e os automatismos epilépticos (episódios de ausência de Consciência enquanto o indivíduo se mantém realizando tarefas de forma automática). Em ambos o estado de vigília se mantém, mas a autoconsciência, não.

Na anosognosia, o paciente, com parte do corpo paralisado, não consegue reconhecer sua paralisia. Na prosopagnosia, o paciente não reconhece rostos, mas o problema não são as vias que identificam faces, e sim a conexão emocional com rostos conhecidos. O inverso desse dano (conexão emocional intacta e lesão nas vias que identificam faces) acontece na síndrome de Capgras, onde o paciente reconhece um familiar, mas acredita que este foi substituído por um sósia. E na assomatognosia, pacientes têm episódios epilépticos onde podem deixar de sentir que têm um corpo.

Vale citar também condições menos raras, como a síndrome do membro fantasma, onde indivíduos com membros amputados continuam sentindo até mesmo dor no membro inexistente, e a sensação de presença fantasmagórica – que não requerem lesão no cérebro para se manifestar. Recentemente, cientistas conseguiram induzir essa condição estimulando uma região do cérebro, o córtex temporoparietal, de pacientes saudáveis, e demonstraram que a “sensação de presença”, comum em relatos de fantasmas, é causada por um erro de percepção do próprio corpo.

As pesquisas de Damásio com essas e outras lesões cerebrais levaram-no a teorizar que a Consciência emerge da atualização constante das informações sobre os estados internos e externos do organismo. Com isso, propôs que a mente funciona em três “camadas”: o protoself, que registra as mudanças de estado do organismo; o self central, que gera a percepção do eu situado no presente; e o self autobiográfico, quando o self central se conecta com a memória, criando o histórico de vida. É a partir dele que funções superiores como crenças e linguagem são possíveis.

A Teoria da Consciência de Damásio parece ser a mais próxima de explicar a geração da mente a partir de mecanismos já conhecidos pela ciência."


Rafael Rodrigues é Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina e pós-graduado em Neurociências da Linguagem pela Universidade de Caxias do Sul. É roteirista de quadrinhos, redator e escreve sobre divulgação científica, Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente.
Fonte: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/dossie-questao/2019/06/12/ciencia-da-relacao-entre-mente-e-cerebro






***
Imagens- Acervo pessoal
Juli Lima e Rafael Rodrigues
Enviado por Juli Lima em 06/07/2024
Alterado em 06/07/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras