Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos

 


Tudo pelo DINHEIRO?
 
Assim é o brasileiro?
Aquele que vende
Até a Mãe?
 
Vende
O "Solo Sagrado"
Para empresa do estrangeiro...
 
Judas, Ignoram as Tradições...
 
Tudo pelo dinheiro, malditos, vendilhões!!!

 


 
***
 
 
Ajude, click e ASSINE, por favor a PETIÇÃO!
https://chng.it/C6CmxZh7yL
 

 
A CAATINGA PEDE SOCORRO contra devastação iminente e irreparável no topo das serras
Início  -  12 de junho de 2024
 

Iniciado por UMBU de Uibaí

A Umbu de Uibaí, do Território de Irecê,  Bahia, Brasil, informa que, no dia 14/05/2024, o Instituto Estadual do Meio Ambiente - INEMA concedeu licença de instalação à empresa norueguesa Statkraft Energias Renováveis, para instalação de mais de UM MILHÃO E TREZENTOS MIL painéis fotovoltaicos nos platôs das serras de Uibai e Ibipeba, Território de Identidade de Irecê, Estado da Bahia, Brasil, uma área diretamente afetada de mais de MIL E QUINHENTOS HERCTARES, com 80% de floresta/caatinga arbórea. A área impactada é de mais de 12.000 hectares, sendo que 441 hectares estão em área de preservação permanente APP.

O parecer técnico do INEMA identifica que vivem na área 130 espécies de pássaros, 45 espécies de répteis e quase 50 espécies de mamíferos, muitos deles animais em extinção.
Há registros da presença no local de sítios arqueológicos de pinturas rupestres, cavernas, duas comunidades quilombola e uma comunidade de fundo e feixo de pasto.

O órgão ambiental entendeu que o empreendimento é de baixo impacto e concedeu a licença sem audiência pública, sem permissão de uso do solo pela Prefeitura e sem considerar ponderações do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável- CODETER, da FETAG, Polo Sindical, Comitê de Bacias, UMBU e Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê. 

O Território de Irecê já conta com quase 100% da caatinga desmatada na área agricultável. Os índices de evaporação já ultrapassam 2.500 milímetros/ano.

Os platôs licenciados para supressão da floresta de caatinga são berçários de reprodução da fauna, funcionam como espaços naturais de regulação do clima e atuam como pontos de recarga dos aquíferos, com microbacias do Rio São Francisco.

Precisamos impedir que uma empresa da Noruega cometa essa atrocidade contra o pouco que resta de nossa caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro.
 
Diga não!

Assine e divulgue este manifesto.
Assinaturas: 2.173Próxima meta: 2.500

2.173
2.500
Assinaturas
Próxima meta

382 pessoas assinaram hoje (22/06/24 - 05:34h)
Essa petição tem chances de conseguir uma vitória! Só precisamos de mais 327. Você pode ajudar?
Dê o próximo passo.

Compartilhe este abaixo-assinado pessoalmente ou use o código QR no seu próprio material.Baixar código QR

 
Fonte: Change.org

***
Imagem- Change. org
Juli Lima e change.org
Enviado por Juli Lima em 22/06/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras