Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos



Cabelos brancos?

 
Respiraaaa
Não se desespere!
É natural o embranquecer...
 
Fios brancos surgem após os 30 anos
A produção de melanina nos fios pode sofrer influências variadas
Vai da Genética, estresse, depressão, doenças crônicas, tabagismo e até a alimentação...
 
Cabelos brancos não é nenhum bicho papão...
 
É um processo natural, mas que também pode ser um alerta para a saúde em geral.

 
 



 
Reflexão após ler: Questionamentos 2  -  CIDA MOURA Frases 02:05 (click)
 
 



Frase

Cabelo branco, pode ser um marcador natural, ou um desequilíbrio causado
Por fatores internos ou externos. O autocuidado é fundamental.
 
 

Ligue um alerta para o estresse... (a saúde agradece)


Pesquisadores, entre eles, THIAGO MATTAR CUNHA, num artigo publicado na Nature, alertam para a relação entre os níveis de estresse e o aparecimento de cabelos brancos.
“O estresse, no fundo, o que ele está fazendo é ativando o que a gente chama de sistema nervoso simpático. Nosso sistema de defesa, então, libera a adrenalina. O que a gente viu é esse estresse, seja ele físico ou mesmo psicológico, leva à ativação dessa cascata e é a ativação desse sistema que vai lá no folículo piloso mexer com as células que produzem melanina. Quanto mais você ativa esse sistema, mais branco fica seu cabelo”, ele explica.

  ***                              ***                              ***
 
“O principal fator de aquisição de cabelos brancos mais precocemente é a genética”, diz MARIA CECÍLIA RIVITTI MACHADO, médica da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Esse, infelizmente, não é o único fator.

A médica destaca que doenças da tireoide e doenças autoimunes, como o vitiligo – que é a perda da pigmentação de pele, cabelos e, por vezes, das mucosas do fundo do olho e do aparelho auditivo, como consequência de uma reação imunológica –, podem desencadear o embranquecimento dos fios. Além destes, a deficiência da vitamina B12, relacionada à anemia perniciosa, e o estresse oxidativo, estão relacionados a esse embranquecimento.
 


Como prevenir?
 
“Ainda não existe nenhuma tecnologia ou recurso que comprovadamente consiga reverter os cabelos brancos”, explica Maria Cecília. Entretanto, ela dá algumas dicas de como prevenir que eles apareçam precocemente.

“Recomenda-se manter um estilo de vida saudável com exercício, alimentação variada, evitar tabagismo, consumo excessivo de carboidratos e de alimentos ultraprocessados e ter uma riqueza e uma variedade na ingestão de verduras, legumes, frutas, cereais e também de alimentos derivados de animais que contêm algumas vitaminas e alguns outros nutrientes que são imprescindíveis para saúde. Para prevenir o cabelo branco, na realidade, o que nós podemos fazer é manter um estilo de vida saudável”, recomenda.
Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/o-que-causa-o-aparecimento-de-cabelos-brancos-em-jovens/





***
Imagem - Acervo pessoal
Juli Lima e Jornal USP
Enviado por Juli Lima em 19/06/2024
Alterado em 19/06/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras