Ah, NYC, New York, NOVA YORK... [#M#]
O Tempo passa Mas, nela parece não passar De cima ou do chão faz bater forte o coração...
Impossível não ser tomada de admiração por esta incrível cidade De sua realidade que a todos atrai e “envolve” Tamanho seu magnetismo...
E comigo Não é diferente Exploro-a com avidez...
Percebo-a pela imagem que a mim (e a todos) se mostra E assim, a um mundo surreal (ainda que, na verdade, real) Que me transporta, nas asas das lembranças E da imaginação...
Observo suas ruas e avenidas, seus quarteirões, ordeiramente traçados... Se visto de cima, é bem definido e característico (A ordenação urbana É visível... Diferente de meu Rio de Janeiro... onde a desordem urbana Ganha terreno... )
Sem pedir licença O meu pensamento vagueia por sobre a neve... Hoje, a cidade acordou com menos seis graus
A me provocar nest’hora: No meio de todo o seu humano e frenético movimento, admiração é um certo encantamento, somos muitos a aqui transitar, E, paradoxalmente, não somos "ninguém", em especial, Já que, integrados n’este espaço, uns solitários, Outros solidários , somos também, parte dela... Sim, é a cidade, a protagonista...
E aí eu pergunto mais uma vez: “Em que canto deste mundo somos nós mesmos?” Caminho nest’instante pela famosa e dinâmica Quinta Avenida Quão me inspira a me adentrar em minh’alma (Mesmo no meio de todo o seu agito) É inverno, O frio catuca os ossos... Espeta até a alma E a cidade não para... Parece um relógio suíço...
Os trens E metrôs Não atrasam...
Os pontos turísticos Continuam sendo Atrações...
Ah, NYC, New York, NOVA YORK... se, então, fosse uma mulher Arrasaria corações!
E como uma metrópole Com seus encantos Tira suspiros Da gente...
Eu Suspiro Encantada...
Vendo os flocos flutuando E embranquecendo A paisagem...
Vejo A neve... É linda de ver!
Mas posso imaginar O desafio que é Conviver...
Aqui A "engrenagem" gestora Também funciona, dando fluidez pra cidade...
E, volta a minha mente... O recente caos Do Rio...
A Avenida Brasil Parada por um bolsão d'água... Casas alagadas e mais de cem óbitos...
A chuva não é vilã... Mas os vilões Existem...
Aqui Se convive com a neve Se investe no bem-estar da população...
Não importa a estação A cidade atende Sua gente...
Esse olhar De respeito e acolhimento Do gestor para com o povo, falta pra gente...
Ah, NYC, New York, NOVA YORK... Quando o meu Rio de Janeiro Irá te seguir os passos?
Beleza Natural não nos falta... Mas a vontade política É a nossa carência...
Ah, NYC, New York, NOVA YORK...
#MEMORIAL Recantista#, eu apoio!!!
*** imagens-acervo pessoal
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 17/01/2024
Alterado em 17/01/2024 |