Uma "coisa", puxa outra... [#M#]
Uma imagem Desencadeia um pensamento E um pensamento leva a um questionamento...
Os porquês Na tentativa de explicar E dar sentido e significado ao q se vê...
Aquela imagem É causa de uma situação E o pensamento busca compreender...
E cá Estou A refletir...
Sobre o ser E o existir...
Sobre o sentido Do que meus olhos Registraram...
Filosofar, talvez...
Impactada Tentando dar sentido E compreender a situação...
E mais uma vez A questionar tudo Como fazem os filósofos...
Sem apenas "passar pela vida, sem querer nada entender Como assim faz praticamente Muitos pelo mundo...
Ah, os pensadores.. Os livres pensadores Que`u imensamente admiro...
O que é melhor? Teria [n'um desses grupos] uma vantagem [sobre o outro]? Não sei
Realmente, não sei... E lembro de Sócrates...
E observo Que o que vejo Pode não ser o penso...
Tudo é relativo Ao meu ver...
Influência da relatividade De Einstein?
Talvez!
Penso que nossos questionamentos Tenham em nós mesmos a Razão primeira...
Eu Naquela situação... Dormindo na areia numa praia...
Já vi Muita gente Dormindo em praias do Rio...
É até comum Depois de um evento
Mas aqui Em San Francisco Na Ocean, me surpreendeu...
Ele É um homem Ali no meio da praia, deitado...
Gaivotas Voando e pousando Pertinho dele...
Pessoas caminhando Crianças brincando Surfistas passando
Gente observando O mar e suas Ondas...
Eu ali A tudo observando Busco entender e me question todo tempo... Muitas respostas ainda Me faltam...
Aqui é inverno...
Argumentos sobre a existência Perpassam meus Pensamentos...
Demonstrações teóricas com pouca ou nenhuma experiência Conceituações que tod'hora mudam De que tudo [isto] vale?
Teorias e teorias
Nas aulas de Lógica s'ensina que tudo tem uma "causa" E tudo se deduz a partir de prolixas teorias Ah! Mas quer saber o qu'eu penso disto tudo? Direi, então: Tudo não passa de "palavras vazias" Sim, conceitos vagos sobre tudo Sobre a vida (que não se vive) Sobre a existência (a negar su'essência) Sobre o tempo (que se perde por não saber aproveitá-lo) Sobre o amor (que não é amado) E assim sobre tudo e sobre nada No que fica como que sobre a mesa do mundo A degustar d'uma sobremesa amarga
E eu ali... Olhando o homem Deitado na areia, filosofando...
Eu Que também Pelo homem nada fiz...
E assim me questiono Cadê a minha humanidade? Onde foi parar a tão falada solidariedade?
Por quê Sou mais uma A olhar, ver e nada fazer?
Aquele homem deitado na areia da Ocean Sem o saber, está me ensinando Mais uma visceral lição...
Teorizar é fácil...
Vivenciar o que se teoriza É o grande X...
Teorizamos tanto E praticamos De menos...
Aquele Homem deitado na areia Me disse "verdades", sem nada dizer...
Hoje, entendo Que tenho mais a agradecer E não tenho o direito de me lamentar Porque sempre tenho uma escolha... Entre fazer ou não fazer...
Eu fui Omissa... Sou covarde?
Para aprender a fazer o bem Precisarei de lições "compulsórias"? Com a palavra a grande "mestra", a Vida!
Uma "coisa", puxa outra...
#MEMORIAL Recantista#, eu apoio!!!
*** imagens-acervo pessoal Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 06/01/2024
Alterado em 06/01/2024 |