Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos


Andrômeda (1) Carlos Vasconcelos



Andrômeda, meu LAR!

Ao ver-te
A emoção
É tanta, tanta!
 
Explico
O que sinto
Como saudade...
 
Saudade que não me deixa te esquecer...
 
...E que faz meu coração pulsar ao te ver, Andrômeda, meu Lar!






***
 
 
 
 
ANDRÔMEDA (mitologia grega)

Andrômeda era considerada uma princesa filha de Cefeu, rei da Etiópia e também de Cassiopéia. Andrômeda foi prometida em casamento a Phineus, que Cefeu e Cassiopéia consideravam o genro ideal.

Umas das histórias mais famosas de Andrômeda é a de quando sua mãe disse que ela era mais bonita que as Nereidas, que eram as filhas do rei Nereu, que na maioria das vezes é acompanhado por Poseidon, seu melhor amigo. Por causa do insulto, Poseidon, para punir Cassiopéia pelo que havia falado, mandou um monstro marinho, o Cetus, para então atacar e destruir toda a Etiópia.

Então o rei Cefeu desesperado com o que estava acontecendo resolveu consultar o Ammon - oráculo de Zeus -, que disse que só acabaria tudo quando ele resolvesse sacrificar sua filha Andromeda - que era virgem -, dando sua filha para o monstro. E devido as circunstâncias, o rei não teve escolha, pois a sua terra já estava bastante devastada. Andromeda foi acorrentada em um rochedo para que Cetus, o monstro, a devorasse.

No momento em que Andrômeda já estava acorrentada, Perseu, filho de Zeus, sobrevoava a Etiópia, pois acabava de matar a medusa. Ele conseguiu soltar a princesa e derrotar Cetus.

Perseu e Andrômeda então se apaixonaram, foi então que seus pais anularam o contrato de que Andrômeda era prometida para Phineus e concordaram que ela ficasse com Perseu. Mas Phineus não ficou satisfeito com essa troca e resolveu enfrentar Perseu. Mas Perseu tinha uma arma muito poderosa - o cabelo da Medusa que ainda era mágico, foi então que Perseu sem fazer esforço algum, apenas levantando sua mão e mostrando o cabelo da Medusa, Phineus caiu e se transformou em rocha. 

Andrômeda e Perseu então se casaram e partiram para a lua de mel em Argos e foram morar em Tirinto. Desta união tiveram sete filhos: o Perses, Alceu, Perseides, Heleus, Mestor, Estênelo, Electrião e tiveram uma filha a Gorgophone.

Quando Andrômeda morreu, ela foi colocada por Atena entre as constelações perto do hemisfério norte, perto de Perseu seu marido e Cassiopéia sua mãe. Por isso seu nome foi dado à maior galáxia próxima da Via Láctea.

Mitologia Grega, por Fernanda Lima -
(https://www.infoescola.com/mitologia-grega/andromeda/)

Referencias:
http://astropt.org/blog/2008/03/13/andromeda-mitologia-e-astronomia/
https://web.archive.org/web/20120426065727/http://www.on.br:80/glossario/alfabeto/m/mitologia.html
https://web.archive.org/web/20100331135712/http://www.meionorte.com:80/danielcristovao,andromeda-na-mitologia-grega,84835.html
 
 

Nebulosa da Cabeça de cavalo (2) Carlos Vasconcelos







 
Tema de conquista e glória (Vangelis - The Conquest of Paradise) (ouça)









Nebulosa de Eta Carinae (3) Carlos Vasconcelos



 
Reflexão...

Ao ler o que digo, uns dirão que o que sinto é “delírio” ou mesmo fruto de uma imaginação fértil, mas o que sinto, apenas eu sei, e mesmo sem saber explicar, sinto.
Acredito que existam muitas pessoas que sentem como Eu, e talvez não falem, e expressem de outra maneira, mas não quero convencer ninguém.
Sim, penso-me como uma exilada, sofrendo o degredo pelas minhas imperfeições, não fui punida e enviada “pro inferno”, apenas me foi dada nova chance para o meu burilamento.
Um dia, a humanidade, aceitará a imortalidade da Alma, e entenderá os processos evolutivos naturais, seus mecanismos, frutos de escolhas e das Leis Naturais.
A evolução não dá saltos, nem é benesse, ou privilégio, é resultado de “esforço” individual. Ninguém evolui carregado nos braços de outrem ou apoiado em muletas, mas vivenciado na própria pele, cada pedacinho de seu próprio caminho.
Ninguém é abandonado ou esquecido. Bloqueado ou apagado. Tudo e todos importam.
O AMOR é a chave de todos os “mistérios”, é o elo “perdido”.
 
 
 
 

Nebulosa de Orion (4) Carlos Vasconcelos



 
 
Outras Reflexões abaixo (é só clicar)
 
 

Vi uma LUA quase “escondida” ...
 
  

“Conquista de si mesmo”
 
 

O “amor” cega?
 
 

... carregamos o DNA do Criador!

 
Ninguém nasce “pronto”...

 
Sexo não é Amor!
 
 

“Deleta”




***           ***          ***
Imagens - Astrofotografias (1,2,3,4) - Carlos Vasconcelos
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 10/05/2023
Alterado em 10/05/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras