[ora pra cima, ora pro chão...] O Jogo, imita a Vida E as Pedrinhas são jogadas [Ora pra cima, ora pro chão...] Se escolhe a pedrinha Pega e joga pra cima Pega outra no chão... A mão que joga, nem sempre acolhe... No jogo da Vida... [ora pra cima, ora pro chão...] *** Jogo dasPedrinhas.
O jogo das pedrinhas tem vários outros nomes pelo mundo, sendo também conhecido como “cinco marias”, “jogo do osso”, “onente”, “bato”, “arriós”, “telhos”, “chocos”, “nécara”, “Chinas y Chinos”, “Knucklebones”, “Osselet” ou “bugalhos”. O jogo consiste em lançar com a mão para o alto um dos cinco objetos que o compõe e pegar os demais que ficaram no chão. Segundo o folclorista brasileiro Câmara Cascudo, o jogo das pedrinhas tem mais de vinte séculos! Não se sabe ao certo sua origem. Os gregos chamavam o jogo de Astragalissimo, e os romanos, de Pentalia, por ser jogado com cinco tentos. Oficialmente no Império Romano era conhecido como Jogo dos Ossinhos, por se usar ossos. O fato de os soldados das Legiões do exército romano terem se espalhado por diversos locais do mundo pode explicar a expansão da brincadeira para vários locais. No Brasil, a brincadeira veio possivelmente com os portugueses durante o período de colonização. Isso pode também explicar o nome de cinco marias, já que os portugueses eram católicos. Uma das formas de jogar é a seguinte: 1ª Fase - Jogar as cinco pedrinhas no chão; - Escolher uma delas, que será jogada para o alto, enquanto se pega uma das quatro, sem tocar nas demais. Esperar a que está no alto cair também na mesma mão. Repetir com todas as outras que estão no chão. 2ª Fase - Jogar as cinco pedrinhas e tomar de novo uma delas; - Jogar as pedrinhas para o alto e pegar de duas em duas as demais. 3ª Fase - Jogar as cinco pedrinhas no chão e tomar uma delas; - Jogar as pedrinhas para o alto e pegar primeiro uma e depois três, de uma só vez. 4ª Fase - Jogar as cinco pedrinhas e tomar uma delas; - Jogá-la para o alto e, enquanto ela volta, pegar as quatro de uma só vez, aparando rapidamente também a primeira. Essa é uma das formas de jogar, mas existem várias outras variações. Por Tales Pinto Mestre em História https://escolakids.uol.com.br/historia/historia-do-jogo-das-pedrinhas.htm Outros nomes...
Fonte - http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/00001196.htm Molejo - Brincadeira de Criança (Ouça) *** *** *** Imagens-Google Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 10/10/2022
|