Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos




Santa Bárbara ou Iansã?


Bárbara
Foi morta pelo pai
ao se converter ao cristianismo...

Iansã...
Oya, em iorubá
Divindade das Tempestades...

Regendo Ventos e raios dialoga com a Morte...

...No sincretismo Santa Bárbara é Iansã!






***


 
Oiá[1] (em iorubáOyá),[2] também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios. É uma das divindades que, ao lado de Airá e Afefê Icu, [3] (o vento da morte), domina os ventos. (Wikepedia)


"No âmbito sincrético, a mitologia de Iansã é usualmente associada à Santa Bárbara, divindade católica que foi morta pelo pai ao se converter ao cristianismo. Após a execução de Bárbara, um raio atingiu a cabeça de seu progenitor. Pela razão do óbito, muitos equiparam a santidade católica ao poder que Oyá tem de controlar os ventos e raios. Além disso, o fato de Santa Bárbara ser representada com uma espada nas mãos reforça ainda mais a aproximação junto à divindade afro.


"Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum. Por meio desse traje, os mortos adquirem a capacidade de voltar à Terra para entrar em contato com os seus descendentes." (Rainer Sousa - Graduado em História" : https://brasilescola.uol.com.br/religiao/iansa.htm)
 



***


 







 
IANSÃ - ELA É OYÁ - Sandro Luiz Umbanda (Ouça)













***            ***         ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 17/09/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras