[Aprender a desaprender, pra sobreVIVER] (Dueto) Viver O grande enigma Quem pensa saber, não sabe... Vive-se Sem manual Vivendo cada dia... A cada segundo As experiências Nos desafiam O tempo Não é adversário Mas pertinaz parceiro Viver Não é apenas O ato de estar vivo... Não basta respirar Urge se autoconhecer Tirar as vendas da ignorância [Vivenciar o amor e a sabedoria... Usando as asas Do Amor e da sabedoria Um dia encontraremos a perfeição... Trabalho na área da Educação Sou professora Mas, longe d’eu querer “adestrar” meus alunos Aprender a pensar é mais humano que se “adestrar” a um pensamento Converso com meus alunos e, muito aprendo co’eles E igualmente eles comigo (acredito) Embora, eu tenha também Observado que há Muitos “desinteressados” Parece que frequentam a escola Por mera obrigação ou mesmo imposição (para não perderem os benefícios sociais) São negligentes e esquecidos das tarefas, Quando as registram... Esquecem com tanta facilidade... Comercializam a aprendizagem... Condicionam a realização Em troca de “pontos” - “Isso vale ponto”? É uma pergunta Frequente... Claro, tenho alunos, Uma minoria Que agem Diferente... E por esses, ainda Não chutei O balde... Tenho aprendido a desaprender... Para dialogar com O desinteresse E os muros... Dou passos pequenos Quando já dei Saltos... O conhecimento Não faz com que os olhos deles brilhem... Há uma resistência... Se fazem de desentendidos Para que não se avance no conteúdo... [Tarefa de casa É palavrão... Pesquisar, então... É a quarta guerra mundial... O básico que é ler e interpretar... Eles querem terceirizar... - O que é pra fazer? (não leem o que copiam, quando copiam) Adoram papear... Puxam assuntos fora do contexto... (já me disseram que é para o professor não dar aula) Estou diante de um desafio... Como ensinar a quem não demonstra interesse em aprender? Quando abordo A necessidade de ter contato com a leitura Ouço (É chato! Não gosto de ler nem de estudar! Não preciso estudar”!) “Estamos enxugando gelo” Avançando com passos de formiguinha Meus alunos são reflexos... Carregam uma historicidade... Um desamor ao conhecimento... Pela verdade eu sigo meu caminho Como se a pisar em espinhos (em busca de uma solução) E sei muito bem qu’eu não a encontrarei no Google Ah! quem dera se assim fosse! Quem dera! E sei que ninguém pode me “vender” a resposta qu’eu busco O interesse de quem vende é só ganhar dinheiro (às custas do muitos que assim permitem) [... eis que me “vendem” respostas (prontas e acabadas) O qu’ aprendi eis que preciso [delas] “desaprender” Todavia, confesso: não é nada fácil Não pensar... Robotizar... Massificar... Soluções milagrosas? Tirar coelhos da cartola? Não, não me deixo levar no bico! Há evidências de que a “ignorância” Dá frutos... Frustos que não me seduzem O paladar... Muito embora às vezes observo que a maioria prefere ser... ignorante Respiro, profundamente... Será que estou num beco sem saída? Preciso aprender a desaprender, pra sobreVIVER... Juli Lima e Cássio Palhares *** Lulu Santos - Tempos Modernos (Ouça) A Andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento.
Historicidade - conjunto dos fatores que constituem a história de uma pessoa e que condicionam seu comportamento em uma dada situação. *** *** *** Imagens-Google Juli Lima e Cássio Palhares
Enviado por Juli Lima em 27/06/2022
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