[“Sinuca de bico”] (Dueto) Quantas vezes, ao longo da vida Você já se sentiu sem saída Numa “sinuca de bico”? Pois é como me sinto agora... Numa “sinuca de bico” ... Diante do que leio... [“Nota de FALECIMENTO” ... Leio e releio, sem querer acreditar... Desejando que seja uma nota FAKE... On e Off Vida e morte Não há escolha! Só me resta Respirar fundo E rogar aos socorristas... É fato, todos nós viventes Um dia passaremos Pelo “Off”... [E como nos preparar para o Dia do "Off"? Haverá quem esteja “preparado” Para o “Off”? Quanto tempo você desejaria, ficar “On”, viver? Quantos anos você acha que "precisaria" estar vivo? E depois deste prazo, acabou pelo que nada, pois valerá? A Mística do tempo que ninguém consegue nele se adentrar (completamente) Quem pode garantir o momento que virá o seu “off”? Dois minutos valem pouco ... ou quase nada? Fiqu'então neste tempo... sem respirar... Um minuto é valioso... Se salvam vidas... N'este instante estamos “on” Pensando, respirando Versejando... e no minuto seguinte podemos estar “off” Sem aviso... Sem despedidas... Num segundo, se fica "off" [Se vira a página de uma história... Talvez, sem o ponto final De quem escreve A narrativa... As letras... Os sorrisos As travessuras Emoldurados e eternizados Serão na lembrança De um alguém... Um segundo Num piscar d’olhos Tudo muda de perspectiva... Hipoteticamente Se você pudesse escolher Neste agora, me diz: quantos anos quer ficar “on”? Outra pergunta... Por que deseja e precisa deste tempo? Mais uma perguntinha. Você lembra o motivo de seu mais recente sorriso? Se ele fosse o sorriso derradeiro, Quem o teria recebido Ficaria feliz? Pois é, Não se desperdiça um sorriso Porque ele Pode ser eternizado... Troque a “sinuca de bico” Por um sorriso... Juli Lima e Cássio Palhares *** *“Nota de FALECIMENTO” - Irineu Gomes (Click) Música de Sergey Grischuk (ouça) 'Sinuca de bico ocorre quando no jogo de sinuca - aportuguesamento da palavra inglesa «snooker» - a bola com que se joga fica encostada à caçapa, sem ângulo para bater nas outras bolas. É uma metáfora consagrada que define uma situação sem saída.'
(in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sinuca-de-bico/3314 [consultado em 30-05-2022]) *** *** *** Imagens-Google Juli Lima e Cássio Palhares
Enviado por Juli Lima em 30/05/2022
Alterado em 30/05/2022 |