[É a vida que segue...] (Dueto) O dia amanhece Há muitas estrelas no céu Parece um amanhecer normal... [Só que não! Acredite, É carnaval! Até eu custo a acreditar Mas, é carnaval Fora de época Em abril... Quem diria? Quem, um dia, no ontem Pensaria em um carnaval em abril... Pois é, Um legado Da Pandemia... Folia Adereços Brilhos e “fantasias” Vai que o povo gosta... E, se a moda pega... Teremos então O Rio com dois Carnavais! Tá bom! Fui longe na divagação... Mas, ainda não descarto a ideia... Tô fantasiando? Sim, pois hoje é carnaval Coloquei até fantasia na imaginação... [Vou deixar A imaginação Fantasiar e Foliar... Carnaval Fantasia Imaginação Volto no tempo... Ou o tempo Desperta em mim? E, as recordações Fluem... E se aliam a elas Reflexões... Num aparente Simples passeio e muitos pensares... Coisas da imaginação? Não sei precisar... N’agora Me vem à mente Como se um filme fosse... Eu, caminhando no centro do Rio de Janeiro, precisamente, pela Cinelândia... Passo em frente ao majestoso Theatro Municipal... e paro E par'ele... fixamente olho... Eu ali, De suas escadarias Admirada reparo, sua arquitetura... [É de tirar o fôlego... A imaginação segue (viaja... voeja) E, de um jeito peculiar Até verseja... Ali, em seu magnífico Palco... Quantas vezes a arte Imitou a vida... Dando a ela Musicalidade E fantasia? Ali, quantas vezes A vida e o viver... de cad'um: Numa mística peça no tempo e no mundo a terem... o vivo cenário [E que personagem sou eu [nele]? Sou muitas Julis E, qu’interessante: só não sou... eu mesma E ainda nos atos d'uma mesma peça... sou diversas E sou muitas... e muitas.... e muitas Ai! Já perdi a conta de quantas fui E quantas sou... E quantas outras serei... Será que um dia me permitirei ser... eu mesma? Quem sabe?! E continuando a olhar para aquele imponente teatro me fico a matutar: Por que na realidade de meus atos, sim, na minha vida concreta... eu não vivo? É triste pensar disto... E assim pouca diferença há, pelo menos para mim, em estar num ... palco (surreal) ou no mundo (real) Vivo duas dimensões Simultaneamente... Então sou uma mistura de Teatro Municipal e a Marquês de Sapucaí, sei lá! Onde ponho sempre uma máscara... a estar n'um desfile de carnaval?! Ah! Cenários tantos... em que neles me fantasio de muitas E sou a atriz principal... [E, se a vida uma peça fosse, Qual a minha seria? Um clássico ou uma folia? Vivo Vários papeis... Papeis que se sobrepõe... Só sou eu mesma Quando durmo... E não sonho... E me vejo ali... Naquele palco, como se uma Sapucaí Fosse... Num “carnaval”, em que me cubro de máscaras, ou me faço de rainha da bateria de minha escola E por qu'eu não me daria esta honra? Pisar e sambar Na avenida Do tempo... Juli... Juli Lima... e mais não sei quantos existe em mim Quantas Julis sou? Não sei... Na avenida do tempo O surdo marca meu compasso Ecoando dentro de mim... Ali, Naquela avenida Imaginária, eu e o Samba da Vida... As tristezas... As frustrações... As decepções... Não têm espaço nem vez... Nesse palco só há lugar Para alegria... E a alma Samba, num bailado Jamais coreografado... Uma releitura Da Morte do Cisne, talvez... Surreal... Sinto cada movimento... [Fecham-se as cortinas... Na Vida e na Arte... Tudo continua... Que farei, pois...? Irei para a minha casa n’aquele final de tarde a ser também o final de meu ato? Com lágrimas, silenciosas... Despeço-me Do Theatro Municipal... Sob meus pés A calçada ... [Ainda vejo A Cinelândia... Aperto meus olhos E os abro... Suspiro profundamente... Sinto Um torpor Como se eu Despertasse De um sonho... Cá estou, Sem fantasia Diante de minha janela E de um amanhecer outonal... [Inspiro E expiro... E, hoje É Carnaval! Dos foliões, dos sambistas, dos passistas, dos mestres -salas e suas porta -bandeiras Dos sambas -enredo no gogó do povo... E dos blocos nas ruas... E, eu vou para a Sapucaí? Vou sambar... vou pular... vou brincar... vou curtir... vou viver Mesmo sabendo que o carnaval também passará Talvez, eu não vá! Mas... É a vida que segue... Juli Lima e “H” O Tempo que o Tempo tem - Acadêmicos de Santa Cruz 2007 Frase Folia de carnaval é sinônimo de alegria? *** *** **** Imagens- Google Juli Lima e "H"
Enviado por Juli Lima em 20/04/2022
Alterado em 22/04/2022 |