Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos





[JAMELÃO, sobrenome SAÚDE]


O Jamelão (Syzygium cumini)
É uma espécie, antiga, originária da Índia
Fruto, polpudo e roxo, pertence à família da Myrtaceae

Agradável ao paladar
Com propriedades medicinais
Pode ser consumido in natura, em suco ou chá.

Também chamado de jambo, jambolão, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin,

manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira, brinco-de-viúva ou guapê.











***



 Lenda Hindu
 
Segundo a tradição hindu, o deus Rama alimentou-se somente desta fruta na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isto, muitos hindus denominam o jamelão como o "fruto dos deuses", especialmente em Gujarat, na Índia, onde é conhecido localmente como jamboon.
Krishna
 e outros protagonistas da mitologia hindu foram descritos como tendo a pele da cor do jamelão. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jamel%C3%A3o)
 



***
 

Valor Nutricional do Jamelão

 O Jamelão possuir uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o organismo. tais como proteínas, Fibras,  Magnésio,  ManganêsPotássioFerroSódio e Cobre. , ZincoCálcioFósforoVitamina CVitamina B6 e Tiamina. Além de poderosos antioxidante devido a sua coloração roxa. 


Benefício do Jamelão no Combate ao Câncer de leucêmicas

Estudos mostraram que as antocianinas presente no Jamelão, tem uma função muito importante: matar células leucêmicas! Publicada em 2006, a tese de mestrado de Daniella Dias P. Campos, da Unicamp, baseou-se na investigação dos efeitos do extrato de Jamelão, rico em antocianinas e que levou à morte cerca de 90% das células leucêmicas, em paralelo, foram testadas as aplicações em células sadias e a morte dessas não passou de 20%.
(https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-jamelao-para-saude/)
 

 propriedades Medicinais

Jamelão possui propriedades adstringente, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética e controladora da glicose no sangue e na urina.
 




Cura Verde: Jambolão | TELA RURAL (click)




A folha do jamelão

O extrato da folha possui propriedades hipoglicemiantes sendo usado no tratamento contra a diabetes, além disso, possui ações antibacterianas, antialérgicas e anti-inflamatórias.
Toda a planta possui compostos antioxidantes por isso conseguimos obter o máximo proveito.
Pois, você pode obter os benefícios das folhas do jamelão, basta apenas preparar um chá, confira a receita:

Ingredientes:
10 folhas
300 ml de água
Para preparar é muito fácil: ferva a água e depois adicione as folhas. Deixe agir por 10 minutos e está pronto, tome ainda quente e sem açúcar.
 (https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-jamelao-para-saude/)
 











Saúde E Paz · Rionegro & Solimões (ouça)











***          ***        ***
Imagens-Acervo Pessoal


 
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 17/04/2022
Alterado em 17/04/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras