Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






 
"A alma da educação é a educação da alma"
Parabéns NEU*! Formiga, LCD



*Núcleo Espírita Universitário

 

REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO
AGOSTO DE 2001.
“A ALMA DA EDUCAÇÃO É A EDUCAÇÃO DA ALMA”
Evolução moral requer tempo e paciência
Raphael Rios

Felicíssimo conceito citado por Luiz Carlos D. Formiga (1) em ótimo artigo na RIE de maio de 2001, onde expõe o projeto em pleno andamento do Núcleo Espírita Universitário (NEU) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Fundão), junto à comunidade acadêmica e extensível à sociedade em geral e ao poder público, centrado “no objetivo de desenvolver a espiritualidade do ser, o desenvolvimento da fé, da esperança, da caridade, dos valores supremos do espírito provisoriamente encarnado, que deverá receber estímulos para o compromisso da construção de um planeta regenerado, amparado na Lei de Justiça, Amor e Caridade”.
É um projeto educacional e ativo em diferentes frentes e atividade para que “os companheiros de jornada venham a exercer a cidadania com nível de consciência cada vez mais alto… na aceitação da diversidade e no relacionamento pacífico entre os diferentes… proporcionada pela fraternidade autêntica… que denominamos no NEU de Ética da Tolerância”. (...)

(1) O retrato de Bezerra e a aristocracia intelecto-moral (Ética e terceiro milênio).
https://espirito.org.br/artigos/o-retrato-de-bezerra-e-a-aristocracia-intelecto-moral-2/








 
NEU-Fundão, UFRJ em 29/10/1992
Argamassa de Construção. Núcleos Espíritas.
Texto enviado a Espiritualidade e Sociedade em 01 out. 2021, objetivando publicação.
http://www.espiritualidades.com.br/

O Espiritismo pulsava livremente antes da 2° Guerra Mundial na antiga Tchecoslováquia. Depois os regimes políticos acabaram com Ele. O que sobreviveu ao Nazismo foi destruído pelo Comunismo. (1)

Revelador é que Marx, para destruir os hegelianos de esquerda que acreditavam que as palavras entram na argamassa da construção da sociedade, tenha feito isso com o auxílio de palavras. (2,3)

Rubem Alves, em “Vida e Morte, Escritos Sobre uma Espécie em Perigo”, diz que  “quando o escravo era vendido um novo nome lhe era dado. Isto não era acidental. O primeiro ato de domínio exige que o dominado esqueça o seu nome, perca a memória do seu passado, não mais se lembre de sua dignidade, e aceite os nomes que o senhor impõe. A perda da memória é um evento escravizador.  Alves diz que é por isto que a mais antiga tradição filosófica do mundo ocidental afirma que o nosso destino depende de nossa capacidade e vontade de recuperar memórias perdidas. Na linha que vai de Platão a Freud, o evento libertador exige que sejamos capazes de dar nomes ao nosso passado. Lembra-nos ainda que a lembrança é uma experiência transfiguradora e revolucionária. Tanto que podemos nos referir à função subversiva da memória. Por mais curioso e paradoxal, parece que o mais distante é aquilo que está mais próximo do nosso futuro.”

Qual o regime político vigente enquanto atuavam os Núcleos Espíritas Universitários no Rio de Janeiro? Os jovens acadêmicos universitários espíritas procuravam discutir, com auxílio de um opúsculo, a defesa da vida intrauterina: “Eleição? Antes de Votar pergunte ao Candidato Sobre o Aborto.” (4)

Sempre que se quer castrar, limitar ou matar o outro se recorre a esta técnica consagrada. O primeiro ato é desumanizar. Se o embrião é um "vir a ser", mas não é ainda por que não suprimi-lo em favor dos que são? Hitler e Stálin tinham ideias pelas quais se delegaram o direito, e até o dever, de matar judeus, dissidentes, capitalistas, comunistas e católicos. O que se quer é “desumanizar” o embrião para adormecer as consciências com uma legitimidade. (5)

Posteriormente a vida intrauterina perdeu de goleada, 8 x 2, no Supremo Tribunal Federal. (6,7)

No período de 2006 a 2013, a política do aborto caminhou celeremente. Em abril de 2006, a descriminalização do aborto foi oficialmente incluída, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como diretriz do programa de governo para o segundo mandato do Presidente.

Em setembro de 2006, o Presidente Lula incluiu o aborto em seu programa pessoal de governo. Em setembro de 2007, o Terceiro Congresso Nacional do PT aprovou a descriminalização do aborto, em caráter obrigatório para todos os membros do Partido.

Para não ficar enfadonho, vamos direto ao ponto. Em junho de 2012, o governo Dilma declara que "o sistema de saúde acolheria mulheres que desejassem fazer aborto e as orientaria na utilização correta dos métodos.” O governo declara à imprensa que "é crime praticar o próprio aborto, mas entende que não é crime orientar uma mulher na sua realização”.
Em 01 de agosto de 2013, o projeto foi sancionado integralmente, Lei 12.845, pela presidente Dilma Rousseff. (8)

Hoje, com a pandemia as atividades dos Núcleos foram afetadas. Resgatemos memórias. (9)

O Primeiro Seminário de Estudos Espíritas na Universidade aconteceu na Estadual de Londrina, Paraná, em 23 de maio de 1984. A iniciativa paranaense parece ter estimulado a formação de outros grupos.


Assim nasceu o NEU-Fundão, UFRJ em 29/10/1992. (10, 11)

A chama se espalhou e em dois anos, foram criados outros Núcleos Espíritas Universitários. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Universitária Augusto Motta (SUAM), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

Como as palavras entram na argamassa da construção da sociedade ainda procuramos manter um NEU- Virtual, no Recanto das Letras. Qual é a importância de um núcleo espírita na universidade? (12,13)

“Ficando em casa”, obrigados não apenas pela política de prefeitos e governadores, tentamos contribuir com material para a argamassa em formas sintéticas. Poesias amadoras foram feitas e são uma resistência à escravização. Eventualmente poderão ser úteis aos calouros no Espiritismo, não apenas na universidade.

A uma delas, muito compactada, demos o título “Diminuto” (14) e outra, que procura repisar pontos fundamentais, intitulamos “Enfatizando” (15). Saímos assim do passado para pensar o futuro. 

Não estamos iludidos. Sabemos que nos encontramos no início da regeneração planetária. Por isso, o mercado de mentiras ainda é atraente e mais compartilhado, em detrimento da verdade gratuita.
Haja argamassa!
 

1. http://www.oconsolador.com.br/ano10/508/ca7.html

2. https://espirito.org.br/artigos/pergunte-ao-candidato-sobre-o-aborto-2/

3. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Ensino_Pesquisa_e_Etica_na_Microbiologia_Medica.htm

4. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_ELEICAO_antes_de_votar_pergunte_candidato_sobre_aborto.htm

5. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_politica_aborto-A.htm

6. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Suicidio_e_aborto_de_anencefalos.htm

7. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_anencefalos_argumentos_dos_ministros_e_o_Livro_dos_Espiritos.htm

8. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/10/que-13-que-agosto-que-desgosto-sobre-o.html

9. https://www.recantodasletras.com.br/mensagens-de-otimismo-fe-esperanca/7218571

10. https://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

11. https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1927017

12. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2011/01/espiritismo-na-universidade-memoria.html

13. NEU*-Links I - Artigos ESPÍRITAS - Dr Luiz Carlos Formiga e outros (recantodasletras.com.br)

14. https://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=7255973

15. https://www.recantodasletras.com.br/mensagens-de-otimismo-fe-esperanca/7255139













***            ***             **
Imagem- Google
LUIZ CARLOS FORMIGA
Enviado por Juli Lima em 03/10/2021
Alterado em 03/10/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras