Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






Freire ou Pavlov ou Skinner?


Por que não os três?
Pensar, condicionar
Premiar ou castigar...

Minha Mãe
Não era estudada
Nada sabia de psicologia...

Criou suas próprias Teorias...

Sou o resultado de seus experimentos...









Reflexão após ler - Será que a palmada educa - Maria Cândida Vieira em 09/09/2021 (click)
 

 
Comentário (fiz)
Boa Tarde! Reflexiva mensagem! Bem, fui criada, e educada, na marra, ou não, com castigo, físico e limites. E, talvez, por isso, não me coloco contra eles, por que me fizeram ser o q sou. Mereci, cada um deles. E, nunca deixei de amar e querer bem a minha mãe. Meu pai, nunca me bateu. Aprendi, a ter limites, e respeitar o próximo. Sofri bullying e nunca fiz. Ela dizia: Não faça com o outro o que não quer pra vc.  Minha mãe, falava 2 vezes. Seu olhar, era suficiente... Não sou masoquista. Não gosto de sentir dor. E, não fiquei traumatizada. Sei fazer tudo que uma casa precisa. E, sempre estudei. Ela trabalhava na roça, para que eu estudasse. Enfim... Cada cabeça, uma sentença. Bj poesia






Revisitei pra refletir e escrvever...





 
Paulo Freire e a aprendizagem...

Paulo Freire “discute”, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
Paulo Freire, o mentor da Educação para a consciência, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo
(Márcio Ferrari)

Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. […] Este saber necessário ao educador não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica –, mas precisa também de ser constantemente testemunhado. (FREIRE, 1996, p. 47). (file:///C:/Users/JL/Downloads/5017-9570-1-SM.pdf)

Na perspectiva freiriana, a práxis verdadeiramente transformadora (da Natureza, do Homem e da Sociedade) há de dar conta do compromisso que a educação evidencia com a libertação gradual do Homem dos condicionalismos que impedem a sua humanização. O Homem “é um ser da “práxis”; da ação e da reflexão. […] Se encontra marcado pelos resultados da sua própria ação”. (FREIRE, 1992, p. 28).  (file:///C:/Users/JL/Downloads/5017-9570-1-SM.pdf)









 
Ivan Pavlov
Ivan Petrovich Pavlov foi um fisiologista russo conhecido principalmente pelo seu trabalho no condicionamento clássico. Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. (Wikipédia)
Nascimento: 26 de setembro de 1849, Riazan, Rússia
Falecimento: 27 de fevereiro de 1936, São Petersburgo, Rússia
 

O que é o condicionamento pavloviano?
O condicionamento clássico, também chamado de condicionamento de Pavlov, diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Segundo Pavlov, o condicionamento é um processo básico da aprendizagem.
 
 
O que é a teoria do condicionamento?
Com base na teoria do condicionamento respondente, o emparelhamento de um estímulo neutro com um reflexo condicionado biologicamente elicia uma resposta reflexa. Nessa perspectiva, o aprendizado tanto pode ser inato quanto aprendido através de nossas experiências cotidianas.


Qual o sinônimo de condicionamento?
Obediência às regras: 1 disciplina, respeito, cumprimento, obediência, subordinação, sujeição, restrição, acatamento, acato, observância.
 




 
Ivan Pavlov: experimento

A origem desta contribuição é encontrada no experimento de Ivan Pavlov com cães, um dos experimentos mais famosos da história da psicologia. Pavlov observou que ao colocar comida para um cachorro, ele salivava, o que chamou de reflexo salivar. No entanto, também percebeu que o cachorro era capaz de salivar apenas vendo ou cheirando a comida. Assim, concentrou seu estudo nas chamadas secreções psíquicas, secreções produzidas pelas glândulas salivares na ausência de comida na boca. Por isso que cada vez que colocava comida ao cão, ele tocava um sino antes de dar a comida, para que o cachorro associasse o sino com a comida que recebia instantes depois. Após várias associações entre o sino e a comida, o cão salivava apenas ao escutar o sino, independentemente se teria comida posteriormente. Com isso, conseguiu-se que o sino, um estímulo neutro e sem significado para o cachorro antes da série de associações, provocasse a mesma resposta que a comida, neste caso a salivação. Desta maneira, o cão havia aprendido a realizar uma associação.
Com este experimento, os elementos ou variáveis da teoria do condicionamento clássico foram determinados:

Estímulo neutro (EN): estímulo sem significado e incapaz de produzir uma resposta reflexa, nesse caso, o EN é o sino.
Estímulo incondicionado (EI): estímulo que gera uma resposta no organismo de maneira inata e automática, o EI seria a comida, que causa salivação de forma natural.

Estímulo condicionado (EC): trata-se do estímulo neutro uma vez realizada a associação com o estímulo incondicionado. Portanto, o estímulo condicionado seria o sino, uma vez associada com a comida após o processo de aprendizagem do cão, capaz de gerar salivação por si só.

Resposta incondicionada (RI): trata-se da resposta inata provocada de maneira automática pelo estímulo incondicionado. A RI seria a salivação que é produzida pela comida.

Resposta condicionada (RC): a resposta aprendida, que é produzida pelo estímulo condicionado. Neste caso, a reposta condicionada seria a salivação pelo som do sino.

Todo este processo é o que se conhece como condicionamento clássico, e até hoje continua sendo uma das pedras angulares da teoria comportamental e da aprendizagem. Da mesma forma, essas contribuições de Ivan Pavlov ainda são usadas para explicar a base de comportamentos como vícios e fobias, bem como base para o tratamento aversivo ao alcoolismo e outros vícios.
(https://br.psicologia-online.com/ivan-pavlov-biografia-e-teoria-do-condicionamento-classico-239.html)





SKINNER



 

O que é o condicionamento operante?

É uma forma de aprendizagem que consiste em associar um estímulo a uma resposta, com a finalidade de que a resposta se produza mais ou menos. A ideia é que provoque um comportamento e que, depois desse comportamento, exista uma consequência. Existem, portanto, duas opções, a consequência positiva ou negativa.

Se a consequência for considerada positiva, essa atitude terá maior probabilidade de acontecer no futuro pois está associada ao acontecimento positivo que foi gerado.
Se, pelo contrário, a consequência é negativa, o comportamento terá menos probabilidade de repetir-se no futuro, já que essa atitude foi associada a um acontecimento mau.

Essa conexão entre as condutas e as consequências tem como origem uma técnica de modificação do comportamento que serve para conseguir que um comportamento se repita ou não. Existem diferentes tipos de condicionamento operante.

Condicionamento operante: tipos
 
Reforço positivo: quando depois de uma determinada atitude acontece algo bom, as chances desse comportamento se repetir aumentam.

Reforço negativo: quando, depois do comportamento, não ocorre ou deixa de ocorrer algo mau que está acontecendo, o que também reforça a presença da conduta.

Omissão: quando depois de uma determinada atitude acontece algo ruim e não existe nenhuma reação, as chances desse comportamento se repetir são menores.

Castigo: quando depois de uma determinada atitude acontece algo ruim e existe uma reação, as chances desse comportamento se repetir são menores.
(https://br.psicologia-online.com/o-que-e-condicionamento-operante-definicao-e-exemplos-3.html)



***           ***           ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 29/09/2021
Alterado em 29/09/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras