Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






SALVEMOS as ABELHAS!!!


E tempo de Primaverar!
Sentir a presença
Das flores...

Sem as abelhas haverá flores?
As polinizadoras estão em vias de extinção
Por causa do uso de agrotóxicos nas plantações

Sem elas, as abelhas, o bioma ficará comprometido...

E consequentemente, a escassez de alimentos, chegará até nós...











SALVEMOS as ABELHAS!!!
Click aqui e assine a petição!












 
As abelhas não atacam, elas se defendem! Não as matem!
Elas ficam na defensiva, em alerta, em duas situações: na migração, quando buscam um local para instalar o novo ninho, pois precisam proteger a rainha. E, quando a colmeia é invadida, por outros insetos, animais ou pessoas.
As pessoas devem evitar, movimentos bruscos, e matar as abelhas, porque elas liberam o feromônio, e para se defender, as outras ficarão mais agressivas. As abelhas morrem, se picam alguém. Não as matem!
 


Alerta, o presidente da Associação Apícola do Distrito Federal (Api-DF), Carlos Alberto Bastos, que as abelhas Mandaçaias, sem ferrão, estavam no nosso país quando foi descoberto e eram criadas pelos índios para o consumo do mel. Hoje, praticamente não existem, devido ao desmatamento e queimadas”, e segundo ele, estas espécies de abelhas são inofensivas, e não têm defesa contra a ação do homem.
(https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/09/4876711-responsaveis-pela-polinizacao-abelhas-correm-risco-de-extincao.html)
 




 
Pequeninas e trabalhadoras, as abelhas são um dos animais mais importantes para a biodiversidade e a economia humana. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) tornou o dia 20 de maio o Dia Mundial das Abelhas, com o objetivo de conscientizar o mundo dos riscos que as ameaças a esses insetos representam para o mundo.
 
Apesar de sua posição de protagonista no reino animal, as 25 mil espécies da ordem Hymenoptera estão ameaçadas – muito por causa da atividade humana. Por serem organismos sensíveis, elas sofrem com agricultura intensiva, defensivos agrícolas, poluição, introdução de espécies invasoras e alterações climáticas. Uma hipotética extinção das abelhas poderia levar o mundo a um colapso dos ecossistemas, com a agricultura e a cadeia alimentar inviabilizadas. (https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2021/05/abelhas-5-razoes-pelas-quais-nao-podemos-viver-sem-elas.html)





Moraes Moreira - As Abelhas (ouça)






Alimentos que precisam da ponilização das abelhas
***          ***           ***

Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 26/09/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras