Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos






[Eu e Você na amarelinha...]


No Céu ou na Terra
Nos encontramos
É divino!

Dois Seres
na mesma direção
O Amor e a Perfeição

Ora com um, ora com dois pés no chão

Em comunhão, desbravando a amarelinha* da Vida!





***



*Amarelinha - Jogo cuja origem vem da Roma antiga, que linhas são desenhadas no chão e o objetivo é alcançar a área desenhada como "céu"
















Molejo - Brincadeira de Criança (Ouça)









Regras da brincadeira
Tira-se na sorte quem vai começar.
Cada jogador joga uma pedrinha ou tampinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.

Perde a vez quem:
Pisar nas linhas do jogo
Pisar na casa onde está a pedrinha
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta
Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
 
Cultura popular (Wikipédia)
É conhecida:
Em Angola chama-se semalha
No Brasil tem vários nomes dependendo da região:
Em Alagoas é chamada de avião.
Na Bahia e no Pará, diz-se pular macaco ou macaca, semelhante a Portugal.
No Maranhão é cancão.
Em Minas Gerais é maré. Diz-se "pular maré", não "jogar maré".
Na Paraíba e Pernambuco é academia ou cademia.
No Piauí é boneca.
No Rio de Janeiro pode ser ainda academia ou cademia e marelinha.
No Rio Grande do Norte é avião, como em Moçambique. Embora em Natal tal como PB e PE a nomenclatura seja a mesma do RJ provavelmente pela migração.
No Rio Grande do Sul é sapata ou zapata.
Em Sergipe se chama macacão.
No Chile é o luche.
Na Colômbia é chamada coroza ou golosa.
Na Espanha a brincadeira é chamada: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja ou rayuele.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra é hopscotch.
Na França, por fim, é marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil.
Na Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros. Ainda que hoje a sua prática esteja muito reduzida, tempos atrás jogou-se em mais de 40 desenhos diferentes.
Na Itália chama-se gioco della campana.
Em Moçambique, chama-se avião ou neca.
No Peru é a rayuela.
Em Portugal, há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
Na Rússia é классики (clássiqui)



Frase

Ser feliz, depende de vontades e escolhas diante dos desafios, e da habilidade para lidar com as pedrinhas...






A ludicidade faz bem pra Alma e embeleza a Vida!


***          ***            ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 13/09/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras