“ Uma vida não questionada não merece ser vivida.” (Platão) [Ah, pensamentos...] (Dueto) Pensamentos... Somos formas-pensamentos? Pensamos dentro de outro pensamento? Damos formas e concretudes aos pensamentos? Vivemos mergulhados em pensamentos... Atraímos e somos atraídos pelos pensamentos? Ah, pensamentos... ... que tantas vezes navegam... à deriva do mar E, por desancorados a qu’estão... ... saem do porto seguro... da “inteligência” e da “lucidez” ... e se sacodem... sobre as impetuosas ondas... ... nas tormentas de suas horas Ah, pensamentos... Como somos tão inábeis e pouco exímios com nossos pensamentos! Na verdade, como somos tão confusos com eles! Seria visto que não os amamos? Será possível não amar a nós, essa energia viva pulsante? Mas, fato é que todas as vezes que desancoramos do porto da “lucidez” ... e seguimos adiante para o mar, eis que nos naufragamos Sim, todas às vezes Sim, não são... às vezes Todavia, quantas vezes já perdemos a conta do quanto na vid’afundamos Por invigilâncias, descuidos pueris, imaturidade emocional, talvez? Podem ser tantas as causas e motivações... Oh! Contudo, a nau não deve ficar somente ancorada no cais Faz-se preciso sair... e se adentrar... ao mar (mesmo arriscando) Ah, pensamentos... Pensamentos... Ah! quem dera se nos mostrassem d’onde, pois, viriam! Principalmente “aqueles” em tal grau... barulhentos.. Que açoitam e supliciam a alma... Ai! E com afastados estão estes... do céu... d’alma! Mas, se não vêm, somos nós por eles Atraídos? Porque em sã consciência nos deixamos Envolver por “alaridos” Infames e até Perversos? E... afunda- nos... algumas vezes Sem dó ou piedade... Parece querer aniquilar... ... interessante que também... pode s’emergir Sim, o pensamento tem tal capacidade Sim, o pensamento pode nos arrebatar E mostrar o mais sublime De nós... Pensamentos... Ah, pensamentos... no paradoxo de seu místico corpo: Às vezes positivos e outras vezes... obscuros Positivos... (e luminosos) No que os olhos da mente enxergam o caminho E, deste modo, não tropeçam os passos Sombrios (ou negativos)... Quando então saem da morada da lucidez E, destarte, tropeçamos... e caímos “Vigiai e orai... para não cairdes em tentação” E assim dizia o Divino Mestre (Na verdade, o maior de todos os Mestres) Oh! Mas quem vigiar o tempo todo conseguiria? No que tão vagabundo é o pensamento! Mas, porque se acolhe pensamentos levianos, mesquinhos e desequilibrantes? Que insensatez é essa que nos invade E toma como vil pirata? Que “tiro no pé” é esse que nos damos, boicotando momentos felizes? Ah, pensamentos... Não seria a vida mais sadia e feliz, caso houvesse apenas pensamentos nobres, edificantes, virtuosos... ...bons pensamentos? Não seríamos pessoas felizes se pensamentos sublimados nos povoassem a mente? Ou será qu’ela, a Vida, seria mesmo... monótona? E, nós, seres entediados? Ah, pensamentos... "H" e Juli Lima “ Todos veem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é” (Maquiavel)
Roberto Carlos - Pensamentos (Ouça) *** *** *** Imagens-Google Juli Lima e "H"
Enviado por Juli Lima em 30/04/2021
Alterado em 30/04/2021 |