Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos





Projeções?


Cá, uma manhã solar
No ar, o lirismo da primavera
Mas, é outono, e o que explica isso?

Percepções ou projeções?
Será que é assim com a poesia?
E por que não seria com o caos e teorias?

De certo que os "vazios" são nossos...

Nos dias, os projetamos, ou será que não? Fantasia?














***

 
Percepções e “Projeções”
Segundo Herbart (idem), a alma responderia aos estímulos externos por meio de respostas defensivas, às quais ele denominou percepções. As respostas perceptivas aos estímulos externos seriam as defesas autoprotetoras da alma. O sistema herbartiano vai lidar com matéria e energia, já que sua psicologia se enraíza na física. A personalidade é produto de um campo de forças, que podem ser relacionadas entre si, combinadas ou divididas, dirigidas para sentidos idênticos ou opostos, ou mesmo excluídas mutuamente. "Estas forças são percepções, e a dinâmica de Herbart se baseia na luta das percepções para conseguir um lugar na consciência humana. As forças reprimidas ficam submergidas no inconsciente; esforçam-se por ganhar a superfície e algumas vezes o conseguem" (WOLMAN, 1970, p.7-8).
(https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982014000100009)

















Zélia Duncan – Alma (ouça)









Frases

O mundo interno dialoga com o externo muito mais que se possa imaginar.




Tensões, pulsões, tesões, decepções, não são frutos do nada.




Metáforas e analogias permitem a reconceitualização de estados d’alma. (1)





***              ***              ***
Imagens-Google
Fonte: 1  (https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo45.pdf)

 
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 03/04/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras