Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos




SINDEMIA, no Brasil...


Visão biossocial ampliada
Sobre impacto da ação do Vírus
Abordagem sindêmica  a contemplar o todo

Educação
Emprego, Habitação
Alimentação e Meio Ambiente

As políticas públicas numa relação de causas e efeitos

Prevenções abrangentes com base nas consequências











 
CEE-FIOCRUZ
“O Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), vinculado à presidência da instituição, tem como missão incentivar a construção de políticas de saúde justas e sustentáveis a partir de pesquisas, análises e debates com diferentes setores da sociedade.”
Off-line: COVID-19 não é uma pandemia
(https://cee.fiocruz.br/?q=node/1264)


O que é uma sindemia?
O termo sindemia surgiu na década de 1990, lançado pelo médico e antropólogo americano Merril Singer, que se tornou popular por suas pesquisas sobre abuso de substâncias, HIV/AIDS e as diferenças sociais na saúde da população.
Nas palavras de Singer, sindemia significa “um modelo de saúde que se concentra no complexo biossocial”, ou seja, nos fatores sociais e ambientais que promovem e potencializam os efeitos negativos da interação de uma determinada doença.
Em outras palavras, a abordagem sindêmica considera que a doença, assim como sua prevenção e combate, sejam tratados com base nas consequências de medidas como o confinamento e o isolamento social, que têm peso diferente, de acordo com classes sociais distintas.
Em seu artigo, Horton escreveu: “A covid-19 não é uma pandemia. É uma sindemia. A natureza sindêmica da ameaça que enfrentamos significa ser necessária uma abordagem mais diversificada se quisermos proteger a saúde de nossas comunidades”.

(https://www.tecmundo.com.br/ciencia/205408-covid-19-sindemia-nao-pandemia-afirmam-cientistas.htm)














Vangelis - Conquest of paradise (Ouça)







Frase

Vidas importam, e combater as disparidades sociais é uma questão de saúde pública.



***            ***              ***
Imagens-Google
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 22/03/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras