Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos



ADESTRAmento...

Adestrar mente...
Adestrar comportamento...
Adestrar é mais fácil que EDUCAR!

Educar...
É interagir...

Dialogar com AMOR!

AMAR é estar no outro sem sê-lo!

SER no outro, fazer a diferença, é doação!




NEU*  - EducAÇÃO





Vida de CÃO

Pais aplicam terapia canina em crianças

 
Pais americanos e ingleses aderiram às técnicas de adestramento canino para educarem seus filhos. A canisterapia ensinada por Cesar Millan, adestrador mexicano, em “O encantador de cães”, programa de televisão veiculado no canal Animal Planet, tornou-se psicopedagogia para alguns pais que perderam a autoridade sobre seus filhos. Basicamente, Millan se apoia em três elementos para a educação de um cão: exercício, disciplina e afeto. Para ele, o mais importante é demonstrar quem está no comando. Se o cão não obedece, é porque ele não sabe quem é o chefe da matilha. Se é agressivo é por causa do excesso de energia de seu dono. Alguns profissionais da psicologia incentivam a atitude destes pais.
Aric Sigman, psicanalista inglês, autor do livro The spoilt generation (Geração de mimados), diz que é "ridículo pensar em educar filhos como cães", e aponta uma explicação para a falta de controle dos pais: o desaparecimento da hierarquia familiar. "Sem noção de autoridade, as crianças passaram a desrespeitar as mais elementares regras caseiras", comenta Sigman. O Espírito Verdade, em "O Livro dos Espíritos" (São Paulo: Petit Editora), pergunta 774, nos lembra: "O homem tem destinação diferente dos animais; por que, então, querer se parecer com eles?". Não existe receita ou terapia para transformar crianças em seres perfeitos, espíritos imortais, pela reencarnação trazem predisposições para serem incentivadas – quando forem para o bem – ou corrigidas, pelo amor e exemplificação quando se trata de vícios e defeitos.  (MÁRCIA CRISTINA DE ALMEIDA/DIVULGAÇÃO)

http://www.jornaldosespiritos.com/




Educação da Alma

Luiz Carlos D. Formiga ("NEU - in  recortes")


"Formam famílias os Espíritos que a analogia dos gostos, a identidade do progresso moral e a afeição induzem a reunir-se. Mas, como não lhes cumpre trabalhar apenas para si, permite Deus que Espíritos menos adiantados encarnem entre eles a bem de seu progresso. Esses Espíritos se tornam, por vezes, causa de perturbação, o que constitui para estes a prova e a tarefa a desempenhar"
(ESE).

Sabemos que não devemos violentar consciências, mas podemos apontar outros caminhos, alternativas menos dolorosas. Podemos e devemos trabalhar no sentido de aumentar o nível de consciência da sociedade, onde estamos inseridos e a quem devemos servir. Não há dúvida de que deveremos procurar ter vida moralmente sadia, mas lembrando sempre que na pedagogia de Jesus o erro faz parte do processo. Não fiquemos acorrentados aos nossos erros do passado e nem deixemos aprisionados nossos amores que foram surpreendidos pelo engano.(2)

Com "O Livro dos Espíritos" lembremos que os valores internalizados na infância provavelmente ficarão para o resto da vida. O exemplo ainda é o da jovem voluntária numa escola para crianças com necessidades especiais.

Nos subsídios para implantação e desenvolvimento da Campanha "VIVER EM FAMÍLIA" (3) encontramos na sua fundamentação doutrinária a questão 208 do Livro dos Espíritos. Nela os guias espirituais dizem que "os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho."

Vamos oferecer aos nossos filhos uma religião amadurecida, aquela bem diferenciada através de um processo consciente de autocrítica, aquela que tem grande poder transformador.

Aquela que como diz Allport leva o homem ao amadurecimento quando é dinâmico sem ser fanático ou compulsivo em seu comportamento religioso. Aquela que produz uma condição de coerência entre o que o homem crê e o que diz.

Aquela que é tolerante e pronta a reconsiderar sua própria condição. Aquela que será sempre uma busca da verdade integral.

A questão agora é a revolução do pensamento no auto-conhecimento levando em conta o invisível, o impalpável, o imponderável e o admensional, com Ética, na busca da verdade.

Educar dá trabalho, mas a criatura humana é o maior investimento divino. Como a essência de qualquer religião é o amor, deixe claro para seu filho rebelde que se ele se afastar da Doutrina Espírita, "a afeição que você tem por ele permanecerá inalterada." (1)



Imagens - Google

Referências Bibliográficas.
  1. Fleming, A. 1979. Filhos que Rejeitam a Religião dos Pais. Seleções do Reader's Digest, XVI (97): 57-60. Condensado de "Womans Day. Fawcett Publications, Inc". Nova York, 1978.
  2. Formiga, LCD. 1999. Ética, Sociedade e Terceiro Milênio. Elaborado com base na palestra, "Ética: educação para o terceiro milênio", durante o Primeiro Congresso Interativo Sobre Educação Para o Terceiro Milênio. "A Educação da Alma é a Alma da Educação". Centro de Convenções do Barrashopping, RJ, RJ, dezembro de 1999.
  3. Campanha "VIVER EM FAMÍLIA". Subsídios para implantação e        desenvolvimento. R eformador, março de 1994.





LEIAmais

Links Espíritas/NEU*

http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

*
Núcleo Espírita Universitário




Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 11/01/2010
Alterado em 03/02/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras