NÃO AO ABORTO! E DIGO POR QUE PENSO ASSIM... / NEU* - Campanha "Pró-AMOR" (4)
SOS-VIDA, SÚPLICA! /NEU* - Campanha "Pró-AMOR" http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=2005680 NÃO AO ABORTO! E DIGO POR QUE PENSO ASSIM... Abortar é expulsar o feto do útero antes do tempo, Coisa monstruosa, Fracasso! Segundo o dicionário. Para mim é assumir a responsabilidade De matar um ser vivente, ou seja Assassinato, frio e calculista! Mas vai mais longe em meu pensar: Abortar é dar mais valor a conveniências, A um bem-estar provisório, Pois em se mantendo as mesmas atitudes E os mesmos comportamentos O risco de outra gravidez indesejada É enorme, iminente! Assim há amor? Apego ao próximo? Laços espirituais? Para mim não se trata de indicar esta ou aquela religião! No meu pensar existem sim, mas tão fracos E tênues que só bem depois Virão aflorar no coração e na alma dos envolvidos. A baixa estima,pouco amor próprio, São malefícios impregnados nos Envolvidos! A total dependência entre as pessoas Traz também seus efeitos sobre os Envolvidos. Não temo em dizer no entanto, Que esta dependência não passa de desculpa Para se fazer um aborto. Como outras desculpas Que podem ser usadas Para amenizar o delito. Creio que enquanto as pessoas, Homens e mulheres, se contentarem Com a situação em que vivem, e acreditarem Que não tem condições de mudá-la Em nada, tudo estará do mesmo jeito Como agora, amanhã e depois! Estas mudanças começam com a força intima, A garra e disposição para a uta diária, Para enfrentamento das condições Sempre adversas ao bem-estar das pessoas. Enquanto as mulheres se submeterem As vontades dos homens, e aceitarem A qualquer um o que mudará? Enquanto os homens Darem mais valor Aesta masculinidade que tem em muito Contribuído para este quadro Calamitoso, o que mudará? Os homens não tem a mínima noção Do universo feminino! - a maioria dos homens! E as mulheres tem uma noção Bem clara sobre o que se passa na cabeça Masculina, eu creio nisto, e assim Tem mais condições de escolha! Homens e mulheres em sua maioria Estão vivendo em sintonia com sonhos E conjecturas que em realidade São difíceis de realizar! E por vezes, não tem nem interesse De fazer uma projeção mais realista De suas vidas! Os jovens parecem que brincam Com a sorte! num jogo arriscado. Assim faço um resumo do que chamo De responsabilidade pessoal, que Interfere neste assunto, como também em outros. Mas penso que existe uma responsabilidade Coletiva neste caso, a bem da verdade Como em muitos outros, qual seja: Começo com um questionamento: Será que podemos culpar as autoridades por tanta mazela? Minha resposta é sim, se cada pessoa Tenta a todo custo vencer As barreiras que se colocam a sua frente e não consegue. Se levarmos em conta a falta de emprego, A escassez de cultura, a difícil Realidade dos postos de saúde pública. E não se estas autoridades dêem os meios E o povo não aproveitar, pois Ai é uma responsabilidade de cada um procurar seus direitos. Neste ponto talvez exista um contra-censo, Embutido, mas não há em meu pensar... Pois cada um tem que ter em mente O seu bem estar e fazer por onde encontrá-lo. Falta educação, procure-se educação, Falta saúde, procure-se, falta cultura, procure-se! E se continuarmos todos, individualistas, Egoístas, nada mudará! Assim, acredito que só atitudes Poderão mudar a realidade que vivemos, A realidade coletiva e individual! Será preciso uma guerra para haver mudanças? Sim uma guerra de vontades, De atitudes positivas, De levarmos ao maior número de pessoas As nossas crenças e pensamentos... Quem sabe não transformamos Uma guerra armada em uma guerra de flores!? GHANDI VENCEU A OPRESSÃO DE SEU COLONIZADOR COM EXEMPLO E PALAVRAS! Edvaldo Rosa www.recantodasletras.com.br/autor.php Publicado no Recanto das Letras em 19/07/2007 Código do texto: T571513 Edvaldo, Obrigada por sua participação. A omissão é um mal porque se deixa de fazer um bem. Ignorar Uma Vida E vestir a pele da insensibilidade. NEU* - Campanha "Pró-AMOR"
A Filosofia Espírita de Educação passa pela valorização da busca incessante da verdadeira realidade do ser multidimencional, perseguindo as condições que favoreçam a perfectibilidade relativa possível em tempo menor. O exercício da razão, apoiada no sentimento, é o seu método e seus dois preceitos fundamentais prevê o desenvolvimento harmonioso entre os domínios cognitivos e afetivo (Amai-vos e Instrui-vos). No processo de educação dos espíritos, num planeta ainda de provas e expiações, há a coexistência de livre-arbítrio e determinismo. Na medida que avançamos conquistando créditos, vamos verificando o aumento de um (livre-arbítrio) em detrimento do outro (determinismo). Espíritos primários construímos e reencarnamos numa sociedade egoísta, onde encontramos toda sorte de desigualdades sociais, injustiças, violências, etc., o que por sua vez favorece frustrações, sofrimentos e dores diversas. A proposta da Educação é a produção de homens voltados para o bem, que transformarão as Instituições humanas. Daí ser fundamental o estudo do homem, levando ao autoconhecimento, desenvolvendo valores éticos-morais que irão libertando o espírito da influência da matéria e conduzindo-o à verdadeira felicidade. O espírito torna-se herdeiro de si mesmo, arquiteto do próprio destino, extraindo das suas conquistas e derrotas a experiência necessária a libertação espiritual. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso? “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.” Por que não ensinaram os Espíritos, em todos os tempos, o que ensinam hoje? “Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou adulteraram, mas que podem compreender agora. Com seus ensinos, embora incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar.” “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento” (I Coríntios, 14:20) “Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tão pouco ainda agora podeis...” (I Coríntios, 3:2) Por que os espíritos não apressam esse progresso, por meio de manifestações tão generalizadas e patentes, que a convicção penetre até nos mais incrédulos? “Desejaríeis milagres; mas, Deus os espalha a mancheias diante dos vossos passos e, no entanto, ainda há homens que o negam. Conseguiu, porventura, o próprio Cristo convencer os seus contemporâneos, mediante os prodígios que operou? Em sua bondade, Deus lhes deixa o mérito de se convencerem pela razão.” “O progresso é a aspiração pelo melhor, pelo belo; é a prova da existência em nós de um princípio superior, de alguma coisa grandiosa, quase divina, que nos encaminha para destinos mais altos, que nos lança sempre para frente, nos domínios do pensamento e da consciência.” ( Denis) “Quem atirou a primeira pedra? Você foi contra ou a favor do aborto, quando perguntado na primeira vez? Lembra-se da questão central e do Antonio M. Martins, ex-leproso do outro lado da fronteira, dizendo-me que “experiência vivida não podia ser transmitida”? Pois bem, a vida nos coloca em situações onde temos que tomar decisões difíceis. O que é legal pode não ser moral. Por isso no estágio 5 acredita-se que a lei pode ser mudada em função de considerações sobre a sua utilidade social. No entanto, quem está num estágio inferior pode querer uma lei que atenda a sua visão ainda nublada pela consciência que dorme. Nicodemos era doutor da lei, mas não entendeu quando Jesus falou das coisas de nascer de novo. O Doutor tinha nível baixo e pensou num homem velho e num velho útero. Ele não conseguiu perceber que o ser evolui em etapas na matéria , a persona, e fora da matéria, o espírito. Ninguém voltou para nos contar como é a vida fora do plano físico, diz o desinformado. São inúmeros os depoimentos que passaram pelo crivo do bisturi da Ciência. O espírito volta e se reconhece a persona. Humberto de Campos escreveu um artigo a Agripino Griecco, na frente do próprio crítico, que não pode deixar de declarar: “Como, eu não sei, mas que era Humberto não há dúvida!” Quando o homem subiu vários degraus do desenvolvimento moral ele é capaz de declarar: “Como, eu não sei, mas...” Chico Xavier tem feito muitas mães, que choram de saudade, chorarem de alegria! Imagine o aborto legalizado e nas mãos de todos os interesses: político, eugênico, econômico e outros. Aborto não pode ser votado sem uma profunda reflexão. Justificando-se o aborto eugênico, a eutanásia passa a ser aceita naturalmente. Eugenia é o ramo da Ciência que se ocupa da procriação de filhos normais e estuda os meios para melhorar a raça. O aborto eugênico é aquele que não necessariamente implique impossibilidade de vida extra-uterina, significando apenas uma redução significativa do patamar da capacidade de adquirir e compartilhar humanidade. Entendeu porque a eutanásia passa a ser aceita naturalmente? A Bioética está hoje pressionada por um conceito materialista a respeito do significado da vida. Uma conseqüência grave da permissão do aborto por lei é a insensibilidade social. Amordaçar a verdade é compactuar com o crime e a mentira. Aplaudir o erro somente porque este recebe o transitório aval dos homens significa conspurcar a dignidade individual e enxovalhar a inteligência e a cultura da Humanidade. Por tais razões escrevemos este livro, pensando nos milhões de criaturas que derrapam na direção de graves, desditosos compromissos por falta de advertência oportuna e de segura diretriz a fim de que perseverem no áspero e reto cumprimento dos deveres em relação a si mesmos, à sociedade e à vida. Recortes do Artigo
Imagem - Google LEIAmais Links Espíritas/NEU* http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995 * Núcleo Espírita Universitário Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 10/01/2010
Alterado em 25/06/2010 |