Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos


FORMIGA responde aos Jovens do CELC

 
Formiga, LCD discutiu as perguntas escritas após a exposição. Uma delas deixou para responder por e-mail, pela necessidade premente de terminar o encontro dentro do horário estabelecido.
 
A pergunta: "O Senhor se considera um homem de Bem?".
 
No e-mail resposta Formiga LCD diz:
 
Para responder necessitamos fazer autoavaliação. Esta é raciocínio complexo (domínio cognitivo, que é sempre influenciado pelo afetivo). Para realizar a difícil tarefa necessitamos de um "gabarito", um modelo, que são os caracteres do homem de bem encontrados na obra de Allan Kardec.
O "Homem de Bem" é pessoa que apresenta os seguintes caracteres: 
 http://www.recantodasletras.com.br/mensagensdeamor/1973538
 
É ALTRUISTA  -  ENCONTRA SATISFAÇÃO NOS BENEFÍCIOS QUE ESPALHA, NOS SERVIÇOS QUE PRESTA. 

É SEM PRECONCEITOS  -  É BOA, HUMANA E BENEVOLENTE PARA COM TODOS, SEM DISTINÇÃO DE RAÇAS, NEM DE CRENÇAS.

É LIVRE  -  RESPEITA NOS OUTROS TODAS AS CONVICÇÕES SINCERAS E NÃO É FALSO COM OS QUE COMO ELE NÃO PENSAM.

PERDOA   -  NÃO ALIMENTA ÓDIO, NEM DESEJO DE VINGANÇA; A EXEMPLO DE JESUS, PERDOA E ESQUECE. 

É INDULGENTE  -  COM FRAQUEZAS ALHEIAS. "NÂO SE COMPRAZ EM REBUSCAR DEFEITOS, NEM EVIDENCIÁ-LOS. SE SE VÊ OBRIGADO, PROCURA O BEM QUE POSSA ATENUAR O MAL.

POSSUI AUTOCRITICA  -  ESTUDA SUAS IMPERFEIÇÕES E TRABALHA EM COMBATÊ-LAS.

É INCENTIVADOR   –   AUTO-VALORIZAR-SE NÃO É DE SUA ATRIBUIÇÃO. APROVEITA OCASIÕES PARA RESSALTAR O VALOR EM OUTROS.

É SEM VAIDADE (HUMILDE)  -  NÃO SE ENVAIDECE DA RIQUEZA, NEM DE VANTAGENS PESSOAIS. USA, MAS NÃO ABUSA DOS BENS QUE LHE SÃO CONCEDIDOS.
 
SABE OBEDECER E COMANDAR  -  SE A ORDEM SOCIAL COLOCOU SOB O SEU MANDO OUTROS HOMENS, TRATA-OS COM BONDADE E BENEVOLÊNCIA. USA DA AUTORIDADE PARA LEVANTAR O MORAL. EVITA TUDO QUANTO POSSA TORNAR MAIS PENOSA A POSIÇÃO SUBALTERNA. SE SUBORDINADO, COMPREENDE OS DEVERES E SE EMPENHA EM CUMPRI-LOS.

É GENEROSO - FAZ A OUTREM TUDO O QUE DESEJARA LHE FIZESSEM.

PERCEBE A INTELIGÊNCIA SUPREMA  -  DEPOSITA FÉ EM DEUS, NA SUA BONDADE, NA SUA JUSTIÇA E NA SUA SABEDORIA. TEM FÉ NO FUTURO.

É JUSTO  -  FAZ O BEM PELO BEM, SEM ESPERAR PAGA ALGUMA; RETRIBUI O MAL COM O BEM E SACRIFICA SEMPRE SEUS INTERESSES À JUSTIÇA.
 
Diante do exposto, sou forçado a admitir que necessito de muito trabalho interior para chegar a me considerar um "Homem de Bem". Posso, no entanto, afirmar que venho lutando pela minha elevação moral, mas que ainda sinto muitas dificuldades em domar a minha má tendência. Acho que estou no caminho certo, pois já aprendi que tudo mé é permitido, mas que nem tudo me convém.

Agora faço um convite. Que tal fazer agora a sua autoavaliação?



LEIA mais...
http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/entrevista.htm
Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 14/06/2010
Alterado em 22/06/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras