Pensentires em Prosas, Versos e Sonhares.

Voar junto e dar ASAS aos Sonhos, amplia possibilidades, de viver-se intensamente.

Textos


"AMOR-Família"

O Divinal Elo
Entre o Céu
E a Terra!

Portal de acesso
À percepção
Do outro!

Raízes que sustentam nações...

Sementeira da Inteligência Espiritual!






NEU* - Apertando LAÇOS


AMOR-FAMILIA - Aperte mais esse laço
DR. LUIZ CARLOS FORMIGA


 " Um dia quero constituir uma família". Os pesquisadores comentam que subjaz nessa atitude de querer integrar-se a uma família uma grande contradição, uma vez que grande parte de seus clientes são homens casados. Nossas filhas precisam ser alertadas para essas coisas. Mesmo que essa formação se concretize, isso não quer dizer que ela vá experienciar uma relação EU-TU junto ao seu cônjuge de forma plena e presente.

Há necessidade de ajudar os casais na sua escalada evolutiva, para que possam entender e ajudar seus filhos a entenderem também que a sexualidade(6) deve ser vista num contexto amplo, não apenas genitalizado embora não prescinda dele. Apesar de situado no nível instintivo, possui a bússola da razão que o orienta para o outro, como pessoa inteira. Orienta-o para a relação, o diálogo, na luta evolutiva da substituição do amor captativo, infantil, pelo oblativo, altruísta. A sexualidade é nobre e enriquecedora.

É uma das dimensões fundamentais do espírito, quando pode comportar-se como ser sexuado, reencarnando como homem ou mulher, formando assim os "dois pólos de cuja tensão e oposição brota o fenômeno da existência humana", a perpetuação da espécie.

Nos subsídios para implantação e desenvolvimento da Campanha "VIVER EM FAMÍLIA" (3) encontramos na sua fundamentação doutrinária a questão 208 do Livro dos Espíritos. Nela os guias espirituais dizem que "os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho."

Desta forma surge no Temário da Campanha o ítem de número 9, "Desequilíbrios no Lar - Prostituição e Promiscuidade."

Diante desta advertência cabe-nos a ajuda mútua.

Vamos oferecer aos nossos filhos uma religião amadurecida, aquela bem diferenciada através de um processo consciente de autocrítica, aquela que tem grande poder transformador.

Aquela que como diz Allport leva o homem ao amadurecimento quando é dinâmico sem ser fanático ou compulsivo em seu comportamento religioso. Aquela que produz uma condição de coerência entre o que o homem crê e o que diz.

Aquela que é tolerante e pronta a reconsiderar sua própria condição. Aquela que será sempre uma busca da verdade integral.

A questão agora é a revolução do pensamento no auto-conhecimento levando em conta o invisível, o impalpável, o imponderável e o admensional, com Ética, na busca da verdade.



Referencias bibliográficas
1. Barros, N. G. "Macaé Espírita" - Nov/1990
2. Bruns, M.A.T. & Gomes Jr, O.P. Prostituição. O discurso de quem se vende e o silêncio do seu comprador. Revista Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 8 (4): 1996.
3. Campanha "VIVER EM FAMÍLIA". Subsídios para implantação e desenvolvimento. Reformador, março de 1994.
4. Costa, D.P. E a afetividade (Editorial). Revista Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 8 (4): 1996
5. Formiga, L.C. Proposta indecente. Jornal Espírita, São Paulo, 219 (XIX): 2, Novembro, 1993.
6. Formiga, L.C. "DORES, VALORES, TABUS E PRECONCEITOS" "Dores, Valores, Tabus e Preconceitos", Edições CELD, RJ.RJ, maio, 1996
7. Formiga, L.C. Educação Sexual: na família ou na escola. Folha Espírita, dezembro de 1996.
8. Revista de Cultura Espírita "Nueva Generacion", Guatemala, C.A. 5 (18): 3-6, abril-junio, 1995.

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.23.htm
Dr. LUIZ CARLOS D. FORMIGA é professor universitário da UFRJ e UERJ, aposentado.
 



NEU* LINK
39 - DisPUTA... / NEU* e a "banalização do sexo"
http://recantodasletras.uol.com.br/mensagensdeamor/1975506
 




Imagens - Google


LEIAmais
Links Espíritas/NEU*

http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

*
Núcleo Espírita Universitário



Juli Lima
Enviado por Juli Lima em 11/01/2010
Alterado em 03/02/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras